Em nossa última postagem em nosso blog, foram feitas algumas observações e dicas de prevenção contra a “Hepatite A”. Mas, existe outra classe da doença presente no dia a dia da população mundial, e se trata da Hepatite do tipo “B”.
Mas, o que é a hepatite do tipo “B”? E quais são as diferenças da hepatite do tipo “A”?
Quando falamos de hepatite, devemos entender que se tratam de doenças infecciosas que atingem o fígado, podendo causar tanto alterações leves, quanto moderadas e graves.
No caso da “Hepatite A”, em sua maioria dos casos tem cura com a recuperação total do fígado. Já na evolução da Hepatite do tipo “B” pode se ter cirrose hepática, ou até mesmo incidência de câncer no fígado.
Como ocorre a contaminação por hepatite do tipo “B”?
A contaminação por “Hepatite B”, ocorre na maioria dos casos por:
- Via sangue e secreções do indivíduo contaminado;
- Seringas;
- Alicates de unha;
- Relações sexuais;
- Tatuagens;
- Piercings;
- Recebimentos de hemoderivados contaminados;
Podendo ocorrer de outras formas.
Como ocorre o diagnóstico?
Com diagnóstico precoce podem ser controladas as hepatites virais. O diagnóstico da hepatite “B” pode ser realizado em laboratório, com auxílio de alguns testes que são capazes de identificar estágios diferentes da infecção pelo HBV como infecção aguda, infecção crônica, ausência de contato prévio com o vírus e resposta vacinal.
Como se prevenir da “Hepatite B”?
Com alguns cuidados, podemos minimizar a chance de contaminação dessa doença. Então, listamos abaixo 3 formas de evitar a contaminação para te ajudar no entendimento e na prevenção da doença:
1- Evitar contato com materiais perfuro cortantes contaminados, ou de origem desconhecida:

Há muita incidência de casos de infecção por falta de cuidados, ou manuseio de materiais perfuro cortantes que porventura estejam contaminados com o vírus.
O mais indicado nesses casos, é redobrar os cuidados ao manusear esses materiais, e saber qual a origem e a procedência do material que você estará entrando em contato
(Tais como materiais usados em tatuagens, aplicações de piercings e de outros fins estéticos mais invasivos.)
2- Usar preservativo em relações sexuais:

O uso de preservativo quando se tem relações sexuais, é uma pauta muito comentada em todos os meios. Pois, além de prevenir a Hepatite, pode prevenir várias outras doenças que são transmissíveis por meio dessas relações.
3- Vacinação:

A vacinação com as 3 doses indicadas, é o meio mais eficaz contra a hepatite B, sendo também o mais seguro.
A vacinação em crianças e adultos, pode se dar ao seguinte esquema:
- Crianças: É feito ao nascer e aos 2, 4 e 6 meses de vida.
- Adultos: 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose, e 180 dias da primeira para a terceira dose.
Se você deseja manter-se prevenido e seguro contra essa doença, basta entrar em contato e solicitar as instruções e como fazer para se prevenir, que nossa equipe auxiliará você ou sua empresa em campanhas de vacinação. Entre em contato através de: https://imunizamais.com.br/#contato